Bichezas - fórum de animais de estimação

Versão completa: [GUIA] Como tratar de gatinhos orfãos
Está a ver uma versão reduzida do conteúdo. Ver a versão completa com toda a formatação.
Vi esta noticia uma vez num forum e gostaria de partilhá-la agora com vocês.

Há três meses, alguém teve a hedionda “coragem” de abandonar na minha rua quatro gatinhos com cerca de 3 dias. Como qualquer pessoa com um mínimo de compaixão, recolhi-os e criei-os. Devo dizer que tiveram muita sorte, pois todos sobreviveram e são agora uns lindos e saudáveis gatinhos, mas tenho noção de que a taxa de sobrevivência nestes casos é MUITO reduzida, e quero que todos saibam disso e pensem bem antes de abandonar à sua sorte bebés totalmente indefesos. Se não querem crias, esterilizem os vossos animais!

O propósito deste texto é ajudar todos aqueles que se venham a encontrar numa situação destas. Preparem-se para dormir muito pouco durante umas semaninhas, mas passando por uma experiência inesquecível e totalmente gratificante.

- Os gatinhos com apenas alguns dias de vida não conseguem regular a sua temperatura e não mamarão se não estiverem quentinhos. Para os aquecer, aconchegue-os bem numa manta, dentro de uma caixa ou bacia, e aproxime-os de uma botija de água quente. ATENÇÃO: Tenha cuidado com a temperatura da botija, pois podem morrer de calor! Verifique constantemente a temperatura do ninho.

- Num veterinário, compre leite próprio para gatinhos recém-nascidos (custa cerca de 15€ e dá para muito tempo) e siga cuidadosamente as instruções de preparação e os horários da amamentação. De preferência, utilize água engarrafada, pois a água da torneira pode causar prisão de ventre. ATENÇÃO: Se o leite estiver pouco quente os gatinhos não vão querê-lo, mas se estiver muito quente pode queimá-los. Teste a temperatura do leite na parte interior do seu antebraço.

- Muito cuidado com a posição de mamar. Os gatinhos devem estar ligeiramente levantados (ver foto), NUNCA deitados. ATENÇÃO: Não force a toma do leite, nem aperte a tetina para que os gatinhos comam, pois poderão aspirar leite para os pulmões, acabando por morrer.

- Depois de mamarem, a mãe dos gatinhos lambe-lhes o ânus e os genitais para lhes estimular a bexiga e os intestinos. A “mãe adoptiva” terá que imitar esse procedimento: molhe o ânus e os genitais dos gatinhos com algodão ou gaze humedecida em água morna durante algum tempo (cerca de 1 minuto). Massajar suavemente a barriguinha também ajuda. (É claro que com esta idade os gatinhos ainda não saberão utilizar o caixote, pelo que irão fazer xixi e cocó no ninho. É uma grande ajuda a parte de baixo do ninho ter uma toalha-fralda, que se pode comprar em qualquer hipermercado.) ATENÇÃO: Não exagere na massagem do ânus e genitais, pois podem “assar.” Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

- Se depois de mamarem, os gatinhos não adormecerem, leve-os para um sítio escuro ou tape-os com algo opaco. Não se esqueça de os manter quentinhos.

- Para limpar os gatinhos, utilize toalhitas húmidas para bebés (Dodot, etc.), de preferência não perfumadas para que não haja o risco de alergias. Seque-os cuidadosamente com um pano macio.

- À medida que os gatinhos vão crescendo deve precisar de alargar o orifício da tetina do biberão para que consigam comer melhor. No entanto, tenha o cuidado de não a abrir muito pois pode sair leite a mais e engasgá-los.

- Os meus gatinhos tiveram prisão de ventre. Para ultrapassar este problema, o veterinário aconselhou-me a dar-lhes comida húmida própria para gatinhos bebés, que lhes soltou os intestinos após 4 ou 5 refeições. No entanto, este tipo de comida pode causar diarreia e não é tão aconselhável como a comida seca (biscoitos). ATENÇÃO: Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

- Nas primeiras duas semanas de vida devemos interagir o mínimo possível com os gatinhos para que não entrem em stress e se “concentrem” apenas em crescer saudáveis. Devemos apenas alimentá-los, limpá-los e deixá-los dormir.

- No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere… Após a refeição, trate-lhes da higiene e, antes de dormirem, acaricie-os um pouco e deixe-os andar uns minutos à solta, mas sempre supervisionados. Se possível, “apresente-os” a outros gatos para que aprendam a comportar-se como felinos.

- Nesta altura, pode começar a ensiná-los a lamber o leite do prato e a comer uma pasta feita de leite e biscoitos próprios para esta idade. Depois de comerem a pasta, dê-lhes sempre leite para que não desidratem, visto ser esse o único líquido que ingerem. (Pode tentar dar-lhes água, mas não deve conseguir…) ATENÇÃO: Nunca dê leite de vaca, cabra, ovelha, etc. a um gato, seja qual for a sua idade!

- Depois de começarem a comer a pasta sozinhos, ponha-lhes à disposição biscoitos próprios para gatinhos e água. Quando começarem a comer os biscoitos tire-lhes a pasta. Se quiser, dê-lhes um pouco de leite para gatos. NOTA: Ponha-lhes a água num recipiente de vidro, pois o plástico tende a alterar o sabor da água fazendo com que os gatos bebam pouco.

- Quando os gatinhos tiverem 3 semanas, leve-os ao veterinário para que ele lhe diga quando lhes deve dar o desparasitante interno e tratar das MUITO IMPORTANTES vacinas.

- Se quiser dar algum dos gatinhos, poderá fazê-lo a partir da oitava semana.

Espero que este texto ajude todas as grandes pessoas que não desistem e tentam salvar a vida a inocentes.

brigado diabolu tens feito muita ajuda aqui quero adoptar um gatinho prefiro passar por essa fase que te referiste, nao me importo de dormir pouco ja que seja por uma boa causa, uma coisa mais a ''casinha'' deve ser no meu quarto caso eles queiram alguma coisa?

E tambem agora com a escola o que aconselhas eu fazer? responde por favor!
Seria bom que fosse colocado o autor do texto.
URLs de referência