Bichezas - fórum de animais de estimação

Versão completa: Esterilização - Concordam ou não?
Está a ver uma versão reduzida do conteúdo. Ver a versão completa com toda a formatação.
Vantagens nas fêmeas:
* Elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero;
* Previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal;
* Evita a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas;
* Diminui as chances de vir a desenvolver cancro mamário;

Vantagens nos machos:
* Contribui para a diminuição da agressividade para com outros machos e a briga por fêmeas;
* O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir, bem como a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o gato menos ou mais medroso. A personalidade do animal não muda.
* Ficam muito mais tranquilos, pois a produção de hormonas sexuais é suprimida ou praticamente reduzida com a esterilização. Estas hormonas são responsáveis por inquietações decorrentes da impossibilidade de acasalar.
* Ao terem menos tendência para fugir, diminui o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por mordidas de outros animais. Diminui assim também o risco de atropelamento, que tão frequentemente leva à morte dos animais.

Desvantagem:
O animal terá mais probabilidades de engordar, devendo por isso mudar para uma ração de gatos castrados.

A esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais. Muito longe de ser uma mutilação, ela favorece a saúde e ajuda a evitar a reprodução descontrolada de animais que acabam por sofrer verdadeiras atrocidades nas ruas.

Convém frisar que estes argumentos são factos cientificamente comprovados, não se tratando apenas de meras opiniões.

Feito com base no http://www.esteriliza-me.org
Nesse site, poderão encontrar mitos e factos sobre a esterilização bem como outras informações importantes.
Concordar ate concordo nos termos estéticos pois o gato (macho) fica mais dócil, a gata não dá tanto trabalho por causa do cio etc...

Mas eticamente pensando os gatos nascem com isso para se reproduzirem pois nenhum humano gostava de ser castrado ou esterilizado para ficar mais dócil ou para não dar trabalho.
É preciso ter em atenção que eles apenas acasalam por instinto, não por sentirem amor ou algo do género.

Nós, humanos, conseguimos fazer com que neste momento haja muito mais gatos a necessitar de dono do que pessoas responsáveis para lhes dar um lar.
Ou seja, imensos gatinhos morrem atropelados, com doenças, envenenados, abatidos nos gatis sobrelotados ou porque alguém pediu porque se fartou do seu animal, afogados porque o dono achou piada a gata estar grávida mas não quer sustentar uma colónia.

Enquanto esta realiade existir, eu nunca vou deixar de dar animais já esterilizados ou com a garantia de que o vão fazer. Para além de que, tal como eu mencionei na 1ª mensagem deste tópico, evita certos cancros e previne outros, sentem-se mais calmos, evita muitas fugas que são motivadas pelo excesso de hormonas e acabam em atropelamentos, ou simplesmente em contágios de doenças transmissiveis por mordidelas/arranhadelas nas lutas, ou nos actos sexuais em si, muitas delas sem cura.

Para mim as razões não se fixam apenas no "não dar trabalho".

E há também o pormenor de que com tantos nascimentos, tantos gatos que vão crescendo porque há demasiados para adopção e poucos adoptantes decentes, cada um que se deixa nascer, é mais um "para competir" com os que já cá estão "nessa luta".

Infelizmente, o mundo anda muito complicado... e aprendi da pior forma a ter esta posição. Vou assistindo a muito e sei que apesar de ter apenas 18 anos, vou continuar a assistir a barbaridades. Muitas delas são evitáveis com apenas o acto de esterilizar/castrar.

Há outro importante facto também que é: muitas doenças são até bem comuns de aparecerem em gatos com uma certa idade, em que o tratamento (quando vai a tempo) passa exactamente por esterilizar/castrar.
Eu não discordei apenas so mencionei dois pontos o ético e o estético pois com esses argumentos pode se afirmar que a estética tem argumentos melhores que a ética.
Pois a estética vai "chamar" a ética para evitar as mortes
Concordo plenamente com o The Clown. Tal como ele penso que sim é bom mas tanbem não é justo que o façam visto que um humano não tem o direito de decidir pelo animal.
epa... por um lado sim por outro nao...
convem esterilizar os gatos porque ficam mais acanhados a casa e aos donos mas nao se deve ao mesmo tempo porque ficam moles, gordos e tristes

p.S.: ja me morreram 2 gatas por tomarem comprimidos em vez de terem sido esterilizadas... os comprimidos para as gatas nao terem os filhotes tem muitos efeitos secundarios :S
Mas ao menos leram tudo o que escrevi?

Ficam moles, gordos e tristes?! Não sei porquê... se acham que eles se sentem felizes por andarem "desesperados" a encontrar gatas, a lutar com outros machos, a estarem constatemente arranhados, com mordidelas, infecções...

Aqui há tempos, vi o "antes e depois" de uma colónia em que esterilizaram/castraram todos. Aquilo sim era felicidades. Antes era o "salve-se quem puder": lutas, doenças que nao se curavam porque estavam sempre a passar ou pelas arranhadelas, ou pelas mordidelas, ou pelos actos sexuais, ou de mãe para os filhos...
Eram as gatas sempre extramamente magras, a tentar alimentar-se a si e às suas ninhadas constantes... a começarem logo no primeiro cio (cerca de 6 meses) quando ainda não devia acontecer...
Depois, vê-se todos felizes da vida, com um ar mais calmo, sem preocupações, saudáveis...

E, se tivessem lido o que escrevi logo no primeiro post: "O animal terá mais probabilidades de engordar, devendo por isso mudar para uma ração de gatos castrados." ou seja, se os donos tiverem o cuidado adequado... Wink

E sim, podem dizer que eu estou a falar de colonias quando estão a pensar nos gatos nas vossas casas, mas há tanta coisa que pode acontecer para um animal desaparecer (e a castração/esterilização diminui logo imensas hipoteses de fugirem) que pelo menos eu, não gostava de saber que um gato/gata meu ia estar na rua, a tentar adaptar-se a colónias e a ter uma experiência de vida como relatei em cima...

Em relação aos "comprimidos": a pilula é das piores coisas que se pode fazer às gatas. Não há comparação possivel entre ela e a esterilização. Enquanto a esterilização evita certos cancros e previne outros, a pilula faz exactamente o contrário, aumenta as hipoteses de eles se desenvolverem!
URLs de referência